ORGULHO DE SER PROFESSOR


Criado no siteVocê na capa de NOVA ESCOLA.

MEU FILHO MAIS NOVO

MEU FILHO MAIS NOVO

FAÇA PARTE DESTA IDEIA

FAÇA PARTE DESTA IDEIA
CIÊNCIA DIVERTIDA

MEU FILHO MAIS VELHO

MEU FILHO MAIS VELHO
CAIQUE DAMASCENO

APRENDA CIÊNCIA BRINCANDO

APRENDA CIÊNCIA BRINCANDO

segunda-feira, 28 de julho de 2008

EXPERIMENTOS DE BAIXO CUSTO














É do conhecimento de todos que ainda nos dias atuais apenas uma pequena parcela dos professores desenvolve atividades lúdicas com seus alunos nas aulas de física do ensino médio, ou seja, poucos realizam atividades experimentais, jogos e, vale ressaltar, também o teatro científico. O número insuficiente de laboratórios de ciências nas escolas públicas do Estado do Ceará e na maioria das escolas particulares, ao mesmo tempo a falta de recursos para a manutenção dos poucos existentes, e um ensino de física de caráter essencialmente teórico, impossibilitam um aprendizado da disciplina de Física de forma mais contextualizada e eficiente. Facilmente percebemos falhas e deficiências no ensino de ciências, sobretudo em relação à formação de professores e também a sub-utilização da infra-estrutura escolar, principalmente no que diz respeito a aplicação de atividades experimentais. O ensino de ciências continua sendo muito deficiente daquilo que o conhecimento científico poderia significar na formação dos alunos.
O uso de um instrumento após a sua construção fará com que o aluno aja de uma forma mais racional, pois ele terá uma idéia clara, a respeito do funcionamento e de suas limitações. Desta forma sua atuação será menos mecânica e sua aprendizagem, considerando a abordagem que o professor utilizará na condução da atividade, certamente, será mais eficiente. É importante frisar que hoje isso é muito mais importante, pois a sociedade de consumo nos fornece todas as coisas prontas, desta forma as crianças não são mais estimuladas a usar a imaginação para construir brinquedos. Os brinquedos novos comprados são logo esquecidos, pois não lhe interessam mais quando deixam de ser novidade. Anteriormente, quando os brinquedos eram construídos pelas próprias crianças estes tinham para aquelas um enorme valor. A alternativa de se lidar com materiais simples, portanto, não advém apenas do fator custo, mas da necessidade do aluno poder dominar todo o processo de conhecimento, através da construção, por seus próprios meios, dos aparatos que servirão de objeto de estudo. A intimidade com os materiais utilizados aproxima o aluno do conhecimento científico, pois mostra que a ciência se aplica ao mundo real, ao que está ao seu redor e permite que ele teste hipóteses de forma criativa, a partir de propriedades conhecidas ou supostas dos materiais e dos testes realizados com eles.
Desta forma nós, professores e alunos da E.E.M. Liceu Vila Velha, além de trabalharmos com os aparelhos disponíveis nos Laboratório de Física, Química e Biologia, utilizamos também materiais de baixo custo nas atividades experimentais. Ao mesmo tempo, desenvolvemos, há alguns anos, o projeto "Lixo que não é lixo", que visa conscientizar a comunidade escolar quanto à importância dos 3 R's (Reduzir, Reutilizar e Reciclar), ou seja, promover a educação ambiental, inserindo a comunidade Liceu Vila Velha na problemática do meio ambiente, despertando-a para uma consciência ecológica, possibilitando à construção de uma sociedade economicamente viável e ambientalmente sustentável. Vale ressaltar que esse projeto foi idealizado pelas professoras Claudete Frencken e Cícera Maria Silva, através do incentivo e apoio do Prof. Carlos Alberto da Silva Sousa (ex-diretor do LVV), e que atualmente está sob a coordenação dos professores Roberta Farias, Jane de Oliveira, José Ademir Damasceno Júnior, Francisco Márcio Tavares Holanda e Paulo Sérgio Martins Vale Borges, contando também com o acompanhamento e colaboração das professoras Francisca Rilde Licarião Barreto, atual diretora do LVV, e Ana Rita Oliveira Wanderley de Almeida, atual coordenadora pedagógica. Devo propalar que o projeto "Lixo que não é lixo" ficou em terceiro lugar (categoria meio ambiente) na I Feira Estadual de Ciência e Cultura, realizada em 2007 no Liceu do Ceará, em Fortaleza, resultado considerado por todos nós bastante honroso, levando em consideração que concorremos com várias escolas de notável trabalho pedagógico como, por exemplo, a E.E.M. Liceu Maracanaú.
É importante destacar que no nosso Fórum de Ciências realizamos oficinas com materiais de baixo custo, ministradas pelos coordenadores dos laboratórios (Física - Prof. José Ademir Damasceno Júnior; Química - Prof. Márcio Tavares Holanda; e Biologia - Prof. Paulo Sérgio Martins Vale Borges) juntamente com seus monitores, e também por professores e pesquisadores de outras instituições. Ficou interessado? Mais um motivo para você participar do III Fórum de Ciências, este ano.

sábado, 26 de julho de 2008

NÚCLEO DE ATIVIDADES DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO



O Projeto de Implantação de Núcleos de Atividades de Altas Habilidades / Superdotação - NAAH/S é uma iniciativa da Secretaria de Educação Especial do MEC para introdução das políticas e ações públicas na área de educação com as Secretarias Estaduais de Educação de todo o país. O projeto é coordenado pela Secretaria de Estado da Educação de cada Unidade da Federação e não se trata de modelo para ser implantado, mas sim de um centro de referência em atendimento ao aluno com altas habilidades/superdotação, apoio a professores de salas-de-recursos e pais/responsáveis destes alunos. As noções de inclusão se tornam uma prática à medida que passam a fazer parte dos conceitos e valores de cada pessoa individualmente e da força da equipe de trabalho. Assim serão valorizadas as diferenças dos alunos como forma de contribuição para o desenvolvimento do grupo e suas capacidades. Para que o desenvolvimento do aluno aconteça e para que os programas possam ser efetivados, faz-se necessário o envolvimento de vários setores da educação. São vários os atores envolvidos formando uma ação conjunta de forma a dar sustentação às atividades do núcleo. Devem estar envolvidos nos planejamentos os dirigentes de ensino, coordenadores, responsáveis pelo planejamento, professores, monitores, funcionários, cooperadores, parceiros, pais e responsáveis e a comunidade como um todo. As ações devem ser amplas e levar em conta aspectos como as habilidades de cada um, as diferenças apresentadas, as facilidades, as dificuldades, os aspectos emocionais, sociais, econômicos e familiares. Os traços de personalidade e os estilos de aprendizagem é que vão direcionar este tempo. Umas pessoas têm mais facilidades em algumas questões e por isso se desenvolvem mais rápido nesses pontos. Outras pessoas apresentam maiores dificuldades nas mesmas questões e desenvolvem um ritmo diferente. Mas toda pessoa tem algum tipo de habilidade e, talvez precise de oportunidades para que essas habilidades se desenvolvam. As pessoas que apresentam maior habilidade em uma área específica e, ao mesmo tempo, uma grande facilidade de compreensão, poderão entrar em descompasso com o restante do grupo e ter o seu aprendizado dispersado. Da mesma maneira, as pessoas que têm maiores dificuldades, podem ter sua aprendizagem dispersada.
Tive o enorme prazer de conhecer o NAAHS no Ceará, localizado no IEC (Instituto de Educação do Ceará) em Fortaleza, assim como as coordenadoras Maria Angélica e Nilça Vieira. Foi quando surgiu a grande possibilidade de fazer um curso em Altas Habilidades/Superdotação, no próprio núcleo. No curso, pude comprender a proposta do NAAHS, aprender a identificar um aluno superdotado, bem como suas áreas de altas habilidades, e entender sobre as alternativas de atendimento ao aluno e família, pois essas pessoas passam praticamente pelo mesmo preconceito sofrido por portadores de alguma deficiência física e/ou mental. Devido ao conhecimento adquirido e grandes amizades que fiz, o curso foi um sucesso. Não trabalho diretamente no NAAHS, mas estou disponível para colaborar em qualquer situação, seja na divulgação do mesmo, no encaminhamento de jovens com altas habilidades do Liceu para o Núcleo, na realização de oficinas, na orientação para operação de equipamentos do seu Laboratório de Física. Através dessa minha passagem pelo Núcleo, o mesmo se tornou também um importante parceiro do Liceu, principalmente no nosso Fórum de Ciências.

sexta-feira, 25 de julho de 2008

TEATRO PÉ-NO-CHÃO



Outro honroso e plausível trabalho é desenvolvido pelo grupo de teatro Pé-no-chão, que também faz parte do CERE - Centro de Referência Maria José Santos Ferreira Gomes, escola localizada no Bairro de Antônio Bezerra e dirigido atualmente pela Professora Enedina Magalhães Costa. Coordenado pelo Prof. Gutembergue de Sousa, o grupo encanta por onde passa. Os alunos aprendem o que provavelmente seja a lição mais importante de suas vidas: buscar viver bem e com dignidade em meio a tanta pobreza e violência, pois o Bairro encontra-se numa periferia carente e violenta de Fortaleza. É possível "ver nos olhos" do Professor Gutembergue e de seus alunos, em suas apresentações, o quanto o teatro é importante em suas vidas. Para o Mestre, este é um relevante trabalho de inclusão social, pois impede que algumas crianças e jovens busquem o mundo das drogas, resgatando também os adolescentes já inseridos nesse ambiente tão inumano. Segundo o mesmo, "através do teatro é possível ensinar valores como organização, socialização, preservação ambiental (uso racional da água, combate à dengue, coleta seletiva de lixo, etc), respeito ao corpo (importante no combate à AIDS), e, o mais importante, que os alunos passam a ser multiplicadores desse movimento de conscientização". Vale ressaltar que o CERE é um importante parceiro do Liceu Vila Velha, através, principalmente, de sua participação no nosso Fórum de Ciências.
Maiores informações sobre o grupo de teatro do CERE: http://www.teavida.blogspot.com/

LICEU DO MARACANAÚ


Um dos grandes desafios da educação básica é promover a formação integral do educando, focada na relação homem, sociedade, trabalho e natureza, de forma que contribua para a construção de uma sociedade economicamente viável e ambientalmente sustentável. Nessa perspectiva de educação integral e tendo como base uma proposta de trabalho interdisciplinar, acreditamos que o professor, bem como toda a comunidade escola, é fundamental nesse processo. Desta forma, procuramos desenvolver um trabalho próximo ao realizado pela E.E.M. Liceu Maracanaú, outra escola pública do nosso estado. É importante ressaltar o valioso trabalho pedagógico desenvolvido pela mesma, por meio, principalmente, de projetos científicos, envolvendo toda a comunidade escolar. Fato que vem lhe rendendo vários prêmios em eventos científicos nacionais e participações em feiras internacionais de ciência, assim como a aprovação de alguns alunos em vestibulares de outros países (Cuba, por exemplo). É bastante gratificante ter o Liceu de Maracanaú como outro importante parceiro no nosso Fórum de Ciências. Nos Fóruns participam alguns representantes do Liceu de Maracanaú (alunos, professores, coordenadores, assim como o diretor, professor Plácido José de Sousa Cavalcante). Vale salientar que o Liceu de Maracanaú é uma escola que, mesmo diante de todas as dificuldades encontradas na educação brasileira (como por exemplo: a falta de investimentos em infra-estrutura escolar, o número insuficiente de laboratórios de ciências, falta de recursos para a manutenção dos poucos existentes, precária formação de professores, ausência de uma política pública de valorização do magistério) tem realizado um sólido e plausível processo de inclusão social de seus alunos, bem como proporcionado uma melhoria da auto-estima de seus professores. Foi no I Encontro Estadual de Clubes de Ciência, realizado, em 2006, na Universidade Estadual do Ceará _ UECE, que conheci e me encantei pelo trabalho realizado nessa escola. Vale frisar que esse trabalho foi uma das fontes de inspiração para a realização do I Fórum de Ciências do Liceu Vila Velha, pois precisávamos realizar algo grande, impactante, para motivar alunos e professores e, a partir daí, desenvolvermos um trabalho semelhante ao desenvolvido pelo nosso grande inspirador e parceiro Liceu de Maracanaú.

SEARA DA CIÊNCIA - UFC


A Seara da Ciência é o espaço de divulgação científica e tecnológica da Universidade Federal do Ceará, submetido ao gabinete do reitor e vinculado à Pró-reitoria de Extensão. A Seara procura estimular a curiosidade pela ciência, cultura e tecnologia, mostrando suas relações com o cotidiano e promovendo a interdisciplinaridade entre as diversas áreas do conhecimento. Nos laboratórios de pesquisa ou no Salão de Exposição, nos cursos oferecidos ou nas peças de teatro e shows científicos, estudantes e professores de escolas públicas interagem com o mundo do saber, são despertados para a criatividade e se envolvem com a pesquisa. É a relevante contribuição da Seara para a melhoria da qualidade do ensino público e popularização da ciência.
A parceria entre a Seara da Ciência e a E.E.M. Liceu Vila Velha se iniciou através da grande oportunidade que tive de estagiar lá. Na verdade esse estágio foi resultado da seleção de professores que a Seara da Ciência realiza no seu Curso de Férias (projeto Interação Ciência e Educação), um de seus valiosos trabalhos desenvolvidos ao longo do ano, atividade que possibilita a alunos e professores aprenderem se divertindo. Esse curso é também uma busca de Jovens Talentosos, pois ao fim do treinamento, quatro estudantes e dois professores são escolhidos para um estágio com bolsa. Os professores fazem estágio na própria Seara, onde pesquisam novas formas de transmitir o conhecimento, desenvolvem objetos e aparelhos que demonstram fenômenos e princípios científicos, ajudam nas tarefas de ensino, orientação de alunos e monitoria do Salão de Exposições. Foi desta forma, a parti daí, que iniciamos esta grande parceria, pois a Seara tem estado presente em praticamente todos os eventos da nossa escola. Ela é uma das grandes colaboradoras do nosso Fórum de Ciências, principalmente através da apresentação de seu Teatro Científico, atividade que possibilita ao aluno aprender ciência de uma forma criativa e divertida. Vale ressaltar que no Fórum teremos, também, algumas oficinas que serão ministradas por monitores da Seara. Foi também por meio dessa parceria que alguns de nossos alunos desenvolveram, juntamente com o curso de Farmácia da UFC, um projeto de prevenção e combate às drogas, denominado "Drogas de Abuso". É importante destacar que nossos alunos participam dos cursos básicos (Física, Química e Biologia) promovidos pela Seara, trabalho que proporciona um melhor aprendizado, por parte do aluno, nas disciplinas de Física, Química e Biologia, de uma forma lúdica (mais motivante), montando, principalmente, experimentos de baixo custo, desenvolvendo, assim, a habilidade motora e o cognitivo dos alunos. Nós, professores da rede pública, devemos sempre buscar parceria com nossas universidades, derrubar algumas barreiras que existem entre universidades e escolas, pois essas instituições são as responsáveis pela produção do conhecimento humano, da inovação científica e tecnológica. Para saber mais sobre a Seara da Ciência consulte o site: http://www.seara.ufc.br/

quarta-feira, 16 de julho de 2008

LANÇAMENTO DO LIVRO "VOSSA EXCELÊNCIA, A POESIA"


Foi com muito prazer e satisfação que estive no lançamento do livro "Vossa excelência, a poesia", (dia 15/07/08, no Shopping Center Um, em Fortaleza), do meu amigo Francisco José Brasil. Artista popular, com uma história de vida entrelaçada entre as dificuldades enfrentadas ao longo de sua carreira, por meio do descaso que é o incentivo à cultura nesse país, e o mais profundo prazer de criar, viver e encantar um público tão carente de alimentação, segurança e educação, notadamente, de arte popular. O seu encontro com a arte de cantar fez com que ele se depara-se com diversos Festivais de Músicas, cantando suas próprias poesias. A arte teatral lhe bateu à porta após a experiência em coordenar um Grupo de Teatro na Embratel, onde trabalha em Fortaleza, grupo que existe há 17 anos. A irreverência, o sarcasmos e a comédia são a tônica deste Grupo. Segundo Brasil, como é chamado por seus amigos, "Vossa excelência, a poesia" possui cordéis contemporâneos (expressão cunhada pela poetisa Elisa Gunther), poesias sônicas (influência de Ricardo Corona) e outros poemas. Vale salientar que através da apresentação teatral de "Vossa excelência, a poesia", no I Fórum de Ciências da E.E.M. Liceu Vila Velha, realizado em 2006, onde passei a conhecer melhor seu trabalho, também tive o prazer de compreender a poesia sônica, palavras com movimentos, formando imagens e sons. Palavras que traduzem sentimentos e vivências. Como Brasil gosta de enfatizar: "Movimentos que procuram traduzir as palavras no calor de um palco". O mesmo também afirmar que "os poemas, deste modo, tomam forma com a perfomance teatral, são traduzidos em gestos e expressão corporal e tomam vida no palco". Devo divulgar que, com muita alegria, o nosso grande artista popular, aqui citado, já confirmou sua participação no III Fórum de Ciências do LVV, que acontecerá nos dias 10, 11, 12 e 13 de setembro deste ano. Vale destacar que na ocasião teremos outras apresentações teatrais, como: o grupo de teatro do CERE - Centro de Referência Mª José Santos Ferreira Gomes - e da Seara da Ciência - UFC. Para saber mais sobre a publicação desse importante trabalho, "Vossa excelência, a poesia", leia o comentário feito pelo jornalista Paulo Eduardo Mendes, do Diário do Nordeste (http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=556247). Participe também da comunidade VOSSA EXCELENCIA A POESIA (http://www.orkut.com.br/Community.aspx?cmm=56278065).

domingo, 6 de julho de 2008

NÚCLEO DE OLIMPÍADAS DA E.E.M. LICEU VILA VELHA













































































A E.E.M Liceu Vila Velha, que trabalha em função da motivação e valorização dos seus alunos, ou seja, do resgate social da comunidade do Vila Velha, desenvolve o projeto NÚCLEO DE OLIMPÍADAS que, a exemplo de quase uma centena de países, visa usar competições intelectuais como veículos capazes de despertar e estimular o interesse pela matemática, ciência e disciplinas afins, assim como aprimorar seu ensino e incentivar os estudantes a seguirem carreiras científicas e tecnológicas.
Vale ressaltar que, através do projeto NÚCLEO DE OLIMPÍADAS, ampliamos a jornada escolar oferecendo, assim, novas oportunidades de aprendizagem aos alunos, valorizando também o tempo da sala de aula, bem como identificando novos tempos e espaços escolares articulados aos conteúdos curriculares. Nosso projeto tem uma proposta de escola em que as dimensões científica, cultural e formativa do currículo são integradas gerando um cotidiano escolar onde nossos adolescentes desenvolvem competências e habilidades intelectuais, afetivas, psicomotoras, de modo participativo e direcionado à formação de valores éticos. Com essa visão fortalecemos a aprendizagem dos alunos através da reordenação do nosso ambiente escolar, que é efetivada através da ampliação da jornada escolar, maximizando de forma lúdica o espaço e tempo pedagógicos, mobilizando toda a comunidade para o desafio de promover a permanência e sucesso do aluno. Com o desenvolvimento deste projeto, estamos contribuindo com a formação de um cidadão com maior raciocínio lógico, criativo, atento, disciplinado, capaz de cumprir com os seus deveres, lutar por seus direitos, ou seja, formando cidadãos sãos, capazes de agir na transformação da sociedade, cidadãos históricos, tendo como público alvo não só nossa comunidade escolar, mas também a comunidade na qual esta instituição está inserida pois, sem dúvida, competições intelectuais podem favorecer a todas estas competências e habilidades.
O Liceu Vila Velha prima pelo envolvimento da comunidade local no seu processo ensino-aprendizagem ao mesmo tempo que zela pela melhoria da qualidade de vida da comunidade escolar e local, favorecido pela variedade de atividades desenvolvidas pela própria escola como por seus parceiros.
Vale destacar que na participação da nossa escola em olimpíadas como: OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica), OBF (Olimpíada Brasileira de Física), OBQ (Olimpíada Brasileira de Química) e Maratona de Química, reunimos esforços junto à comunidade e sociedade civil, afim de atingir os objetivos propostos, que reforcem, principalmente, os domínios curriculares das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática , pois os resultados alcançados até o momento (em 2007) tanto no SAEB como SPAECE estão muito aquém do desejado. Ao longo das aulas realizamos visitas à espaços que promovem a difusão de conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, como por exemplo: SEARA da Ciência (Espaço de Divulgação Científica e Tecnológica da UFC) e Planetário Rubens de Azevedo no Centro Cultural Dragão do Mar.
É importante salientar que esse projeto é coordenado pelos professores José Ademir Damasceno Júnior (Especialista no Ensino de Física e Coordenador do Laboratório de Física), Francisco Márcio Tavares Holanda (Mestre em Química e Coordenador do Laboratório de Química) e Paulo Sérgio Martins Vale Borges (Especialista do Ensino de Biologia e Coordenador do Laboratório de Biologia). Maiores informações entrar em contato com o Prof. Ademir Jr., através do e-mail ademirdamasceno@yahoo.com.br

III FÓRUM DE CIÊNCIAS DA E.E.M. LICEU VILA VELHA


Educar para um mundo sustentável é um dos grandes desafios da escola em nosso tempo, assim como o combate às varia formas de agressão ao meio ambiente. Tornar a escola um espaço de discussão para assuntos imprescindíveis como esse é um dos primeiros passos na superação desse desafio. Neste sentido o Liceu Vila Velha propõe, através do III Fórum de Iniciação Científica, que será realizado nos dias 10, 11, 12 e 13 de setembro de 2008, estabelecer um diálogo entre escolas, sociedade organizada, Universidades, a comunidade do entorno da escola e instituições outras, sobre a temática: Conscientização social para um mundo sustentável, tendo como foco a importância das várias áreas do conhecimento na construção de um mundo sustentável para todo(a)s.
Pretendemos, através do III Fórum de Ciências, repetir o sucesso das edições anteriores. Em cada Fórum, contamos com a participação de cerca de 1000 pessoas, entre alunos, professores e funcionários da própria escola, bem como de outras instituições.
A cada ano, o número de colaboradores, parceiros, aumenta. Graças a participação de pessoas e instituições que promovem a socialização da ciência e inclusão social, tão relevantes para o desenvolvimento humano, através das diferentes esferas do conhecimento, estamos alavancando esse tão desrespeitado e desvalorizado país. Realizar sonhos são para poucos, estamos inseridos nesse meio. Somos conscientes do nosso papel social, por isso fazemos nossa parte, através da realização de eventos como o nosso Fórum de Ciências.
Maiores informações tratar com Prof. Ademir Jr. (Coordenador Geral do Evento), através de seu e-mail ademirdamasceno@yahoo.com.br

FÓRUM DE CIÊNCIAS DA E.E.M. LICEU VILA VELHA


Educar para a diversidade é um dos grandes desafios da escola em nosso tempo, assim como o combate às variadas formas de exclusão educacional e social. Tornar a escola um espaço de inclusão se faz o primeiro passo na superação desse desafio. Neste sentido a E.E.M. Liceu Vila Velha realizou nos dias 12, 13, 14 e 15 de setembro de 2007, o II Fórum de Iniciação Científica, para estabelecer o diálogo entre escolas, sociedade organizada, Universidades, a comunidade do entorno da escola e instituições outras, sobre a temática: Ciência e Inclusão Social, tendo como foco a importância das várias áreas do conhecimento na promoção da inclusão educacional e social para todo(a)s.
Ratificamos, através do II Fórum de Ciências, o sucesso que foi o I Fórum, intitulado “Ciências: Educação, trabalho e desenvolvimento humano”. Nele contamos com a participação de cerca de 1000 pessoas, entre alunos, professores e funcionários da própria escola, bem como de outras instituições.