ORGULHO DE SER PROFESSOR


Criado no siteVocê na capa de NOVA ESCOLA.

MEU FILHO MAIS NOVO

MEU FILHO MAIS NOVO

FAÇA PARTE DESTA IDEIA

FAÇA PARTE DESTA IDEIA
CIÊNCIA DIVERTIDA

MEU FILHO MAIS VELHO

MEU FILHO MAIS VELHO
CAIQUE DAMASCENO

APRENDA CIÊNCIA BRINCANDO

APRENDA CIÊNCIA BRINCANDO

domingo, 10 de maio de 2009

COLÉGIO PROFESSOR FRANCISCO EURÍDICE: DA PRESERVAÇÃO AMBIENTAL À INICIAÇÃO CIENTÍFICA








































































































































































































































































































A alternativa de se lidar com materiais simples não advém apenas do fator custo, mas da necessidade do aluno poder dominar todo o processo de conhecimento, através da construção, por seus próprios meios, dos aparatos que servirão de objeto de estudo. A intimidade com os materiais utilizados aproxima o aluno do conhecimento científico, pois mostra que a ciência se aplica ao mundo real, ao que está ao seu redor e permite que ele teste hipóteses de forma criativa, a partir de propriedades conhecidas ou supostas dos materiais e dos testes realizados com eles.
Como podemos perceber não se trata apenas do aluno gostar da atividade, mas sim desenvolver seus conhecimentos através dessa relação mais amigável. A relevância do lúdico no ensino de Física está na possibilidade de aproximar, de uma forma prazerosa os estudantes dos conceitos físicos abstratos que podem ser discutidos através de brinquedos, jogos, teatro e outros. Para um jovem estudante não existe o menor sentido analisar o deslocamento de um "ponto material numa trajetória retilínea”, mas a situação muda quando tratamos do movimento de um carrinho de brinquedo que vai correr numa pista construída no meio da sala de aula. E o que dizer de uma corrida para estudar os conceitos da cinemática vetorial e da dinâmica? Produzir um brinquedo ou um aparato experimental é uma atividade que proporciona vivências artísticas criativas, o desenvolvimento de habilidades motoras e de raciocínio lógico, interação com o grupo, trazendo à tona uma série de habilidades, atitudes e capacidades cognoscitivas que de outra forma não se fariam presentes. Tais fatores, no processo de aprendizagem de ciências, são imprescindíveis. O caráter lúdico desempenha também um papel fundamental porque envolve o aluno não somente no âmbito cognitivo, mas também no afetivo e no volitivo. O aprendizado de ciências se dá a partir de problemas relevantes para o estudante, através dos quais ele deseja se envolver e que trazem para si uma enorme satisfação.
Desta forma, o Colégio Professor Francisco Eurídice (localizado na Rua Naturalista Feijó, 736, Bairro do Monte Castelo, Fortaleza - CE), nos seus 38 anos de bons serviços educacionais, ratifica a preocupação com o meio ambiente, desenvolvendo um ensino notadamente lúdico, incentivando a redução do lixo, a reciclagem e reutilização de materiais, através da construção de experimentos de Física com materiais reciclados e de baixo custo, despertando nos alunos uma consciência crítica, humana e cidadã, estimulando também o gosto pela ciência. Devemos enfatizar que todo esse trabalho é orientado pelo Prof. Esp. José Ademir Damasceno Júnior, sob a coordenação do Prof. Bráulio Cezar Rodrigues Gomes, Coordenador Pedagógico do Ensino Médio, e da professora Catarina Emerich Martins Guimarães, Diretora Geral do Colégio Professor Francisco Eurídice.


sábado, 2 de maio de 2009

COLÉGIO JÚLIA FIALHO PARTICIPA DO ANO INTERNACIONAL DA ASTRONOMIA
















































Em 2009 o mundo comemora o Ano Internacional da Astronomia, AIA. Neste ano comemoramos os 400 anos do primeiro uso astronômico de uma luneta, realizado pelo Italiano GALILEU GALILEI. Galileu iniciou uma revolução na Astronomia ao usar a luneta para observar o céu. Porém, coincidentemente, em 2009 também comemoramos: 1) os 300 anos da invenção do balão pelo padre Bartolomeu de Gusmão; 2) os 100 anos da produção industrial do avião inventado por Santos Dumont; 3) Os 90 anos do Eclipse Solar total, observado em Sobral, CE, com o qual se comprovou a Teoria da Relatividade e 4) os 40 anos do primeiro pouso na Lua.
O Colégio Júlia Fialho, tendo à frente o Diretor Administrativo Prof. José Elias Sobrinho, acessorado pela Profa. Terezinha Uchoa, Coordenadora Pedagógica do Enisno Médio, também realizará uma série de atividades comemorativas, a exemplo de outras escolas em todo o Brasil.
No decorrer de seus 27 anos, o Colégio Júlia Fialho investiu bastante em sua estrutura física, proporcionou através de seu importante quadro de professores e funcionários uma educação de qualidade. O foco principal da escola tem sido um ensino contextualizado, interdisciplinar, integrando as diversas áreas do conhecimento, possibilitando a formação de um cidadão crítico, ético, consciente do relevante papel social que deve exercer mediante a preservação do meio ambiente, das desigualdades sociais, redução da pobreza, buscando, assim, a construção de um país mais justo e auto-sustentável de conhecimento e tecnologia.
Desta forma, ao longo de sua trajetória, a escola tem incentivado seus alunos a participarem de grandes eventos, como por exemplo do AIA (Ano Internacional da Astronomia), despertando em seus alunos o gosto pela ciência, viabilizando a formação de futuros pesquisadores.
Neste sentido, o Prof. Esp. José Ademir Damasceno Júnior, contando com a colaboração da Profa. Terezinha Uchoa, Coordenadora Pedagógica, e dos professores Ledilson Rodrigues, Getúlio Augusto, Fabio Viana, Miron Meneses, Juarez Mesquita, Greice Cavalcante, Marcos Batista, Lourdes da Cunha e Nilson, organizou e realizará diversas atividades para comemorar este ano tão especial para a comunidade científica. Uma delas, já ocorreu, que foi a visitação ao Planetário Rubens de Azevedo, do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Podemos conferir nas fotos toda a empolgação de professores e alunos.