ORGULHO DE SER PROFESSOR


Criado no siteVocê na capa de NOVA ESCOLA.

MEU FILHO MAIS NOVO

MEU FILHO MAIS NOVO

FAÇA PARTE DESTA IDEIA

FAÇA PARTE DESTA IDEIA
CIÊNCIA DIVERTIDA

MEU FILHO MAIS VELHO

MEU FILHO MAIS VELHO
CAIQUE DAMASCENO

APRENDA CIÊNCIA BRINCANDO

APRENDA CIÊNCIA BRINCANDO

quinta-feira, 2 de julho de 2009

CERE – Centro Educacional de Referência do Ensino Fundamental e Médio Professora Maria José Santos Ferreira Gomes












































Após trabalhar nove anos na E.E.M. Liceu Vila Velha (2001 a 2009), onde fui Coordenador do Laboratório de Física durante quatro anos, tendo desenvolvido diversos projetos de iniciação científica, em parceria com os professores, alunos e demais colaboradores da escola e com várias outras instituições, dentre elas a Seara da Ciência (Setor de divulgação Científica da UFC), assumir, a partir de 01/06/09, o cargo de Coordenador Escolar do CERE – Centro Educacional de Referência do Ensino Fundamental e Médio Professora Maria José Santos Ferreira Gomes.
O CERE é uma entidade de caráter sócio-educacional pertencente a rede pública de ensino, sob a coordenação da SEFOR (Superintendência das Escolas de Fortaleza), com sua sede permanente situada à rua Dona Lúcia Pinheiro, nº 93, no Bairro do Antônio Bezerra, CEP: 60352670, criado pelo decreto nº 16449 de 23 de dezembro de 1994, e conta com registro no Ministério da Educação e Cultura Nº 23188545 e tem como entidade mantenedora a Secretaria de Educação Básica.
Estabelecimento de ensino que possui um amplo espaço físico. Uma sala de vídeo, dois laboratórios de informática, uma biblioteca, uma mecanografia, todos climatizados. Contém também uma sala para o núcleo gestor, uma para os professores, dezesseis salas de aulas, uma de reunião, uma para a rádio escola, uma de arte, dois almoxarifados, um laboratório de ciências e um teatro (com professor lotado especificamente para trabalhar no teatro da escola), ambiente que nos orgulha muito, pois, dentre as varias atividades que são desenvolvidas em nossa escola, o processo de inclusão social promovido pelo grupo de teatro tem sido fundamental no resgate dos jovens da comunidade carente do Antônio Bezerra, na qual nossa escola encontra-se inserida. Por fim, estruturalmente, ainda temos duas quadras de esporte, sendo uma coberta, uma cozinha, uma cantina, um estacionamento, uma secretaria, bebedouros, banheiros para professores, alunos e funcionários, e uma sala de corte e costura, onde são realizadas várias oficinas, possibilitando assim uma formação profissional para a comunidade (gerando emprego e renda).
Nossa escola tem atualmente matriculados 690 alunos no Ensino Fundamental, 752 no Ensino Médio, 83 na Educação de Jovens e Adultos e 40 na Educação Especial, totalizando 1565 alunos. Temos 62 professores em sala de aula, 04 professores compondo o núcleo gestor, Enedina Magalhães Costa (Diretora), José Ademir Damasceno Júnior (Coordenador Escolar), Maria do Socorro Oliveira Tabosa(Coordenadora Escolar) e Maria do Socorro Pereira Alves (Coordenadora Escolar), juntamente com a secretária, Glauciane Sabóia, e 38 funcionários.
No que concerne aos índices de aprovação/reprovação e evasão escolar, os números registrados no CERE encontram-se dentro da média do Estado do Ceará.
O CERE foi criado com uma estrutura organizacional que expressa uma decisão política objetivando construir para o desenvolvimento de uma comunidade escolar democrática e solidária, onde o coletivo se sobrepõe ao individual.
O CERE estabelece a prática do processo de gestão escolar democrática, através da participação efetiva da Congregação de Professores, do Conselho Escolar, da ACPM’s (Associação de Pais e Mestres), do Conselho de Líderes e Grêmio Escolar, na organização de eventos, encontros e decisões do dia-a-dia. Vale destacar que as reuniões ordinárias de cada colegiado ocorrem uma vez por mês, na sala de reuniões da própria escola, e que todas as discussões e deliberações são registradas em Ata, garantindo assim a idoneidade do processo.
O Projeto Político e Pedagógico foi elaborado com a participação de todos os colegiados que, a partir deste projeto, organiza todas as ações da unidade escolar que tratam do processo ensino-aprendizagem, conduzindo a uma educação de qualidade, conforme a realidade da escola e fundamentada na legislação de ensino (Lei de Diretrizes e Base da Educação, Art. 14, inciso I).
Vale ressaltar que participamos das avaliações de larga escala: SPAECE, Prova Brasil e SAEB, assim como de algumas Olimpíadas de Conhecimento: OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica), OBMEP e outras.

4 comentários:

  1. Socorro Melo Damasceno5 de julho de 2009 às 05:18

    Meu irmão, desejo à vc toda a sorte do mundo nessa mais nova fase de sua vida. Que o Senhor Jesus continue te abençoando e te iluminando os passos, para que saiba sempre qual a direção a seguir. Pois só Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida (João 14;6). Vc sempre engajado em projetos que beneficiam a população mais carente. Sempre se empenhando em dar o melhor de si. E isso, meu irmão, com certeza te será recompensado. Amo-te muito e tenho muito orgulho de ti.

    ResponderExcluir
  2. cadê o grêmio professor admirrrrrrrrrrrrr

    ResponderExcluir
  3. gostei de como o cere anda se destacando entre as escolas! parabens prof° Ademir

    ResponderExcluir