ORGULHO DE SER PROFESSOR


Criado no siteVocê na capa de NOVA ESCOLA.

MEU FILHO MAIS NOVO

MEU FILHO MAIS NOVO

FAÇA PARTE DESTA IDEIA

FAÇA PARTE DESTA IDEIA
CIÊNCIA DIVERTIDA

MEU FILHO MAIS VELHO

MEU FILHO MAIS VELHO
CAIQUE DAMASCENO

APRENDA CIÊNCIA BRINCANDO

APRENDA CIÊNCIA BRINCANDO

domingo, 16 de novembro de 2008

LICEU VILA VELHA: ÚNICA ESCOLA DE FORTALEZA PREMIADA NA II FEIRA ESTADUAL DE CIÊNCIA E CULTURA












































































































































































































































Nos dias 13, 14 e 15 de novembro de 2008, foi realizada a II Feira Estadual de Ciência e Cultura, promovida pela Secretaria da Educação do Governo do Estado do Ceará. O evento occorreu na Vila Olímpica de Messejana, ao lado do Liceu de Messejana. Estiveram presentes escolas de todo o estado, principalmente do interior. O Liceu Vila Velha foi representado através dos trabalhos Experimentos de Física com materiais reciclados e de baixo custo e Construção de um bafômetro com materiais reciclados e de baixo custo. Vale ressaltar que o primeiro projeto, desenvolvido pelo Laboratório de Física, foi apresentado pelos monitores Danila Garcia de Sena (1º ano) e Cezar Dantas da Costa Filho (1º ano), coordenado pelo Professor Especialista José Ademir Damasceno Júnior, enquanto o segundo, desenvolvido pelo Laboratório de Química, foi apresentado pelos monitores Dayanne Medeiros Castro (2º ano) Sergio Sousa Sampaio Junior (2º ano), coordenado pelo Professor Ms. Francisco Márcio Tavares Holanda.
É importante destacar que o nível dos trabalhos estava muito bom, principalmente o das escolas do interior do nosso estado. A presença de um bom número de professores e alunos de outros municípios foi importantíssima para estabelecer relações dinâmicas dos conhecimentos específicos das disciplinas da base comum do ensino, promover o domínio de diferentes linguagens, revelar estratégias para envolver toda a escola em procedimentos e resultados, ampliação ou retomada de iniciativas, promover intercâmbio cultural e científico, estimular a investigação e o interesse pelo estudo das ciências e incentivar a participação em eventos científicos dessa natureza.
O Liceu Vila Velha ratificou novamente seu relevante desempenho em projetos de iniciação científica, sendo a única escola de Fortaleza premiada (ficando em 3º lugar na categoria meio ambiente), pois os outros prêmios foram para escolas do interior. É imprescindível lembrarmos que repetirmos o resultado do ano passado, na ocasião com o projeto "Lixo que não é lixo". Nesta perspectiva, tornamos público e notório nosso trabalho, direcionado para a problemática do meio ambiente. Estamos, por meio dos nossos projetos, fomentando uma cultura de conscientização ecológica na nossa comunidade e buscando formas para a construção de uma sociedade sustentável.
Gostaríamos de agradecer a todos que colaboraram na realização dessa feira, principamente à comissão organizadora, tendo a frente os professores Rickardo Gomes, Daniel Rocha e Helena Almeida. Agradecemos também à professora Roberta Farias (Coordenadora da Área de Ciências da Natureza), acompanhada de seu marido Jurandy Fortunato de Araújo, grande colaborador e admirador de nossa escola, assim como à Diretora Francisca Rilde Licarião Barreto, pelo apoio e comparecimento ao evento, prestigiando assim os trabalhos do Liceu Vila Velha.
Acreditamos que iniciativas como essa devem ser apoiadas. O Governo do Estado do Ceará deve sempre investir nessas atividades, pois uma sociedade que valoriza a ciência promove seu desenvolvimento.

2 comentários:

  1. PARABÉNS PELO 3º LUGAR, ISTO É UMA PROVA INCONTESTE DE QUE VOCES VÃO ALÉM DO FIM DO MÊS PELO SALÁRIO, VOCES LITERALMENTE SE DOAM,INDEPENDENTE DA PÉSSMA REMUNERAÇÃO DO ESTADO QUE NÃO INVALIDA A CONSTRUÇÃO DE VALORES, TENHAM A CERTEZA QUE IRÃO DEIXAR UMA MARCA INDELÉVEL NA PERSONALIDADE DESTES JOVENS, MAIS UMA VEZ PARABÉNS, (AH, EU ME SINTO UM POUCO PARTICIPATIVO NO EVENTO).

    ResponderExcluir
  2. parabéns por tão belo trabalho e pelo resultado alcançado por vc e sua equipe. Fico muito feliz e bastante orgulhosa de vc meu irmão. Percebemos sua paixão pelo ensino, quando vc leva, além de aprendizado, cultura, educação e informação à todas essas pessoas. Tenho plena convicção de que não foi fácil. Mas com seu espírito de equipe e o envolvimento de todos, esse projeto ou sonho, se assim podemos dizer, pôde sair do papel e se tornar realiade. Nós que também temos o prazer de visitar o seu blog, absorvemos todas essas informações e aprendemos coisas nas quais não tínhamos noção que existissem e que pudessem ser idealizadas. É um trabalho de muita qualidade, realizado por alguém tão especial quanto vc. Te amo e que o Senhor Jesus sempre te dê discernimento e sabedoria para tão grandes feitos como esse.

    ResponderExcluir