ORGULHO DE SER PROFESSOR


Criado no siteVocê na capa de NOVA ESCOLA.

MEU FILHO MAIS NOVO

MEU FILHO MAIS NOVO

FAÇA PARTE DESTA IDEIA

FAÇA PARTE DESTA IDEIA
CIÊNCIA DIVERTIDA

MEU FILHO MAIS VELHO

MEU FILHO MAIS VELHO
CAIQUE DAMASCENO

APRENDA CIÊNCIA BRINCANDO

APRENDA CIÊNCIA BRINCANDO

domingo, 10 de maio de 2009

COLÉGIO PROFESSOR FRANCISCO EURÍDICE: DA PRESERVAÇÃO AMBIENTAL À INICIAÇÃO CIENTÍFICA








































































































































































































































































































A alternativa de se lidar com materiais simples não advém apenas do fator custo, mas da necessidade do aluno poder dominar todo o processo de conhecimento, através da construção, por seus próprios meios, dos aparatos que servirão de objeto de estudo. A intimidade com os materiais utilizados aproxima o aluno do conhecimento científico, pois mostra que a ciência se aplica ao mundo real, ao que está ao seu redor e permite que ele teste hipóteses de forma criativa, a partir de propriedades conhecidas ou supostas dos materiais e dos testes realizados com eles.
Como podemos perceber não se trata apenas do aluno gostar da atividade, mas sim desenvolver seus conhecimentos através dessa relação mais amigável. A relevância do lúdico no ensino de Física está na possibilidade de aproximar, de uma forma prazerosa os estudantes dos conceitos físicos abstratos que podem ser discutidos através de brinquedos, jogos, teatro e outros. Para um jovem estudante não existe o menor sentido analisar o deslocamento de um "ponto material numa trajetória retilínea”, mas a situação muda quando tratamos do movimento de um carrinho de brinquedo que vai correr numa pista construída no meio da sala de aula. E o que dizer de uma corrida para estudar os conceitos da cinemática vetorial e da dinâmica? Produzir um brinquedo ou um aparato experimental é uma atividade que proporciona vivências artísticas criativas, o desenvolvimento de habilidades motoras e de raciocínio lógico, interação com o grupo, trazendo à tona uma série de habilidades, atitudes e capacidades cognoscitivas que de outra forma não se fariam presentes. Tais fatores, no processo de aprendizagem de ciências, são imprescindíveis. O caráter lúdico desempenha também um papel fundamental porque envolve o aluno não somente no âmbito cognitivo, mas também no afetivo e no volitivo. O aprendizado de ciências se dá a partir de problemas relevantes para o estudante, através dos quais ele deseja se envolver e que trazem para si uma enorme satisfação.
Desta forma, o Colégio Professor Francisco Eurídice (localizado na Rua Naturalista Feijó, 736, Bairro do Monte Castelo, Fortaleza - CE), nos seus 38 anos de bons serviços educacionais, ratifica a preocupação com o meio ambiente, desenvolvendo um ensino notadamente lúdico, incentivando a redução do lixo, a reciclagem e reutilização de materiais, através da construção de experimentos de Física com materiais reciclados e de baixo custo, despertando nos alunos uma consciência crítica, humana e cidadã, estimulando também o gosto pela ciência. Devemos enfatizar que todo esse trabalho é orientado pelo Prof. Esp. José Ademir Damasceno Júnior, sob a coordenação do Prof. Bráulio Cezar Rodrigues Gomes, Coordenador Pedagógico do Ensino Médio, e da professora Catarina Emerich Martins Guimarães, Diretora Geral do Colégio Professor Francisco Eurídice.


Um comentário: