ORGULHO DE SER PROFESSOR


Criado no siteVocê na capa de NOVA ESCOLA.

MEU FILHO MAIS NOVO

MEU FILHO MAIS NOVO

FAÇA PARTE DESTA IDEIA

FAÇA PARTE DESTA IDEIA
CIÊNCIA DIVERTIDA

MEU FILHO MAIS VELHO

MEU FILHO MAIS VELHO
CAIQUE DAMASCENO

APRENDA CIÊNCIA BRINCANDO

APRENDA CIÊNCIA BRINCANDO

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

CERE E PET MEDICINA: JUNTOS NO PROJETO SUPERAÇÃO

























































O CERE - Centro de Referência Profa. Maria José Santos Ferreira Gomes fica inserido numa comunidade carente de Fortaleza, no Bairro do Antônio Bezerra, onde, assim como em tantas outras cidades no Brasil, resiste contra à violência, consumo de drogas, infra-estrutura inadequada e investimentos insuficientes. Portanto, para reverter este quadro, devemos convocar os diversos segmentos da sociedade civil organizada e planejar uma série de ações eficazes.

Nesse sentido, as escolas e universidades podem desenvolver projetos em parceria, num sistema de cooperação, e atuarem frente aos alunos, orientando-os, minimizando suas ansiedades e angústias, formando também, desse modo, importantes multiplicadores para suas famílias, ou seja, para a comunidade.

Foi baseado no exposto acima, que o CERE formou uma relevante parceria com o PET Medicina da Universidade Federal do Ceará – UFC, através do projeto “Superação”, sob a coordenação pedagógica do Prof. Ademir Jr e supervisão do Núcleo Gestor.

SOBRE O PROJETO SUPERAÇÃO

O projeto superação trata-se de uma ação extensionista, em que a equipe de estudantes do PET-MEDICINA-UFC se propõe a fazer visitas a uma escola de ensino fundamental e médio da rede pública de Fortaleza, organizando rodas de debate e discussão com os jovens estudantes.

Os temas a serem abordados são os mais diversos, mas em geral, são os seguintes: uso de drogas, alcoolismo na juventude e prevenção a doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), gravidez precoce, sexualidade, prevenção contra o câncer, entre outros. Tratam-se de temas que atualmente têm sido bastante enfatizados pela mídia e mesmo dentro das escolas. Entretanto, o objetivo é fazer uma abordagem diferenciada a esses adolescentes, com uma linguagem e um esclarecimento científico mais acessível à faixa etária alvo das discussões.

A atividade é feita de maneira continuada, para que haja um real acompanhamento dos alunos, ganhando confiança de alunos e professores e evitando indiferença presente em atividades pontuais. Essa é uma atividade que o grupo do PET Medicina classifica como desafiadora, pois exigirá a prática da habilidade da transmissão de conhecimentos científicos a um público que não tem pleno acesso às informações. Para futuros profissionais médicos, essa atividade é bastante valiosa por oferecer a oportunidade de nos identificarmos como atores sociais e sujeitos educadores da população, além da troca mútua de conhecimento.

Para o semestre (2009.2) da Universidade Federal do Ceará - UFC, o calendário proposto para os alunos de primeiro ano do CERE foi o seguinte:

DIA 17.1O: COMPORTAMENTO SEXUAL E DST´S

DIA 07.11: GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA, CRIME E VIOLÊNCIA

DIA 14.11: DROGAS, ALCOOLISMO E DEPRESSÃO

DIA 21.11: PERSPECTIVAS, MOTIVAÇÕES E SONHOS.

Em cada dia de atividade (no horário de 08h30 às 12h) comparecem em média 6 estudantes do PET-Medicina e são utilizadas metodologias diversas (peças teatrais, filme, roda de discussão, dinâmicas...), além de outros recursos áudio-visuais que são disponibilizados pelo grupo, de modo a despertar a cada encontro um maior interesse dos alunos do CERE.

Serão aplicados também questionários quantitativos e qualitativos para serem avaliados o impacto das atividades realizadas entre os jovens estudantes, dando sempre espaço para que eles sugiram novos assuntos e metodologias, almejando aprimorar esses encontros.

EQUIPE DE PETIANOS:


ADRIANA RODRIGUES F.BARRETO --- 6º SEMESTRE

CAIO ABNER VITORINO G. LEITO --- 7º SEMESTRE

DANNI WANDERSON NOBRE CHAGAS --- 5º SEMESTRE

DAVI LIMA RABÊLO DE MELO --- 3º SEMESTRE

EVERTON JOSÉ MOREIRA RODRIGUES --- 5º SEMESTRE

GEYSA MARIA MONTE S. CÂMARA --- 5º SEMESTRE

LUANA SILVA BESSA GUIMARÃES --- 6º SEMESTRE

LUCAS DE ARAÚJO AQUINO --- 3º SEMESTRE

NATHALIA KRISHNA P. FONTENELE --- 4º SEMESTRE

SARAH PONTES DE BARROS LEAL --- 4º SEMESTRE

THYAGO ARAÚJO FERNANDES --- 10º SEMESTRE

VIVIANE TEIXEIRA L. DE ALENCAR --- 3º SEMESTRE

TUTOR DO PET-MEDICINA

PROF.DR. PEDRO JORGE CALDAS MAGALHÃES


Um comentário:

  1. Socorro Melo Damasceno23 de novembro de 2009 08:48

    Meu irmão, esse projeto é simplesmente belíssimo. Vcs todos estão de parabéns. É assim que se faz verdadeiramente um trabalho em equipe, com todos envolvidos e comprometidos numa ação tão bonita. Por isso que tá tendo todo esse sucesso. É uma benção. Acredito que um dia vocês possam levar esse trabalho pro Instituto de Ação Social Canaã. Nossa Irgeja está abrindo na cidade de Beberibe, Centro de Recuperação para Dependentes Químicos. Tenho certeza que esse projeto se aquilata ao projeto de nossa Igreja. Fica na paz do Senhor Jesus!!!!!!!

    ResponderExcluir