ORGULHO DE SER PROFESSOR


Criado no siteVocê na capa de NOVA ESCOLA.

MEU FILHO MAIS NOVO

MEU FILHO MAIS NOVO

FAÇA PARTE DESTA IDEIA

FAÇA PARTE DESTA IDEIA
CIÊNCIA DIVERTIDA

MEU FILHO MAIS VELHO

MEU FILHO MAIS VELHO
CAIQUE DAMASCENO

APRENDA CIÊNCIA BRINCANDO

APRENDA CIÊNCIA BRINCANDO

domingo, 6 de julho de 2008

NÚCLEO DE OLIMPÍADAS DA E.E.M. LICEU VILA VELHA













































































A E.E.M Liceu Vila Velha, que trabalha em função da motivação e valorização dos seus alunos, ou seja, do resgate social da comunidade do Vila Velha, desenvolve o projeto NÚCLEO DE OLIMPÍADAS que, a exemplo de quase uma centena de países, visa usar competições intelectuais como veículos capazes de despertar e estimular o interesse pela matemática, ciência e disciplinas afins, assim como aprimorar seu ensino e incentivar os estudantes a seguirem carreiras científicas e tecnológicas.
Vale ressaltar que, através do projeto NÚCLEO DE OLIMPÍADAS, ampliamos a jornada escolar oferecendo, assim, novas oportunidades de aprendizagem aos alunos, valorizando também o tempo da sala de aula, bem como identificando novos tempos e espaços escolares articulados aos conteúdos curriculares. Nosso projeto tem uma proposta de escola em que as dimensões científica, cultural e formativa do currículo são integradas gerando um cotidiano escolar onde nossos adolescentes desenvolvem competências e habilidades intelectuais, afetivas, psicomotoras, de modo participativo e direcionado à formação de valores éticos. Com essa visão fortalecemos a aprendizagem dos alunos através da reordenação do nosso ambiente escolar, que é efetivada através da ampliação da jornada escolar, maximizando de forma lúdica o espaço e tempo pedagógicos, mobilizando toda a comunidade para o desafio de promover a permanência e sucesso do aluno. Com o desenvolvimento deste projeto, estamos contribuindo com a formação de um cidadão com maior raciocínio lógico, criativo, atento, disciplinado, capaz de cumprir com os seus deveres, lutar por seus direitos, ou seja, formando cidadãos sãos, capazes de agir na transformação da sociedade, cidadãos históricos, tendo como público alvo não só nossa comunidade escolar, mas também a comunidade na qual esta instituição está inserida pois, sem dúvida, competições intelectuais podem favorecer a todas estas competências e habilidades.
O Liceu Vila Velha prima pelo envolvimento da comunidade local no seu processo ensino-aprendizagem ao mesmo tempo que zela pela melhoria da qualidade de vida da comunidade escolar e local, favorecido pela variedade de atividades desenvolvidas pela própria escola como por seus parceiros.
Vale destacar que na participação da nossa escola em olimpíadas como: OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica), OBF (Olimpíada Brasileira de Física), OBQ (Olimpíada Brasileira de Química) e Maratona de Química, reunimos esforços junto à comunidade e sociedade civil, afim de atingir os objetivos propostos, que reforcem, principalmente, os domínios curriculares das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática , pois os resultados alcançados até o momento (em 2007) tanto no SAEB como SPAECE estão muito aquém do desejado. Ao longo das aulas realizamos visitas à espaços que promovem a difusão de conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, como por exemplo: SEARA da Ciência (Espaço de Divulgação Científica e Tecnológica da UFC) e Planetário Rubens de Azevedo no Centro Cultural Dragão do Mar.
É importante salientar que esse projeto é coordenado pelos professores José Ademir Damasceno Júnior (Especialista no Ensino de Física e Coordenador do Laboratório de Física), Francisco Márcio Tavares Holanda (Mestre em Química e Coordenador do Laboratório de Química) e Paulo Sérgio Martins Vale Borges (Especialista do Ensino de Biologia e Coordenador do Laboratório de Biologia). Maiores informações entrar em contato com o Prof. Ademir Jr., através do e-mail ademirdamasceno@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário