ORGULHO DE SER PROFESSOR


Criado no siteVocê na capa de NOVA ESCOLA.

MEU FILHO MAIS NOVO

MEU FILHO MAIS NOVO

FAÇA PARTE DESTA IDEIA

FAÇA PARTE DESTA IDEIA
CIÊNCIA DIVERTIDA

MEU FILHO MAIS VELHO

MEU FILHO MAIS VELHO
CAIQUE DAMASCENO

APRENDA CIÊNCIA BRINCANDO

APRENDA CIÊNCIA BRINCANDO

sábado, 23 de agosto de 2008

INTERCÂMBIO BRASIL E HOLANDA I
































Todo o trabalho e dedicação dos professores, alunos e funcionários da E.E.M. Liceu Vila Velha está ultrapassando as fronteiras do nosso país, começando também a encantar o mundo.
Em visita à Holanda, os professores Geraldo Frencken e Claudete Frencken apresentaram à uma escola de ensino médio e duas Prefeituras locais o Projeto "Lixo que não é lixo", que visa trabalhar a conscientização da comunidade do Vila Velha quanto o respeito ao meio ambiente, por meio de ações concretas, tais como: coleta seletiva de lixo e utilização de materiais de baixo custo, reutilizáveis, nas atividades experimentais dos Laboratórios de Física, Química e Biologia. Os representantes dessas instituições contactadas ficaram tão impressionados com a proposta do projeto que decidiram conferir pessoalmente sua aplicabilidade.
Desta forma, veio ao Brasil um grupo de treze holandeses, dez alunas de ensino médio, com média de 16 anos de idade, e três professores. Vale ressaltar que toda uma sensibilização e programação foi preparada para recebe-los, no período de 19 a 22 de agosto.
Várias atividades foram planejadas com o objetivo de proporcionar uma troca de experiências entre os membros dois países. Na programação tivemos momentos no auditório e pátio da escola, onde nossos alunos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco da cultura holandesa, através da exibição de imagens e esplanações feitas pelas alunas holandesas. Os visitantes puderam conferir as oficinas com materiais de baixo custo utilizados no Ensino de Física, Química e Biologia, realizadas pelos professores José Ademir Damasceno Júnior (Coordenador do Laboratório de Física), Francisco Márcio Tavares Holanda (Coordenador do Laboratório de Química), Paulo Sérgio Martins Vale Borges (Coordenador do Laboratório de Biologia) e pelos seus monitores. Os ilustres convidados também participaram da oficina de Reciclagem ministrada pelas professoras Roberta Farias (Coordenadora da Área de Ciências da Natureza), Laura Arruda Diniz e Adriana Carvalho da Silva, juntamente com seus monitores. Vale ressaltar que essas oficinas fazem parte do Projeto "Lixo que não é lixo". Outro importante momento ao longo dessa inesquecível semana de Intercâmbio Brasil e Holanda foi a caminhada pelo mangue do Rio Ceará, contando com a orientação dos professores, do Liceu Vila Velha, Jane de Oliveira Chaves, Francélia de Moura Barros Escouto, Gustava Bezerril Cavalcante, Edimar da Silva Bezerra, Kelma Waldney Alves de Carvalho, juntamente com os alunos que compõem a equipe que desenvolve no Liceu o Projeto "Conhecendo e cuidando do mangue do Rio Ceará". As alunas holandesas tiveram a oportunidade de assistir, junto com alguns jovens estudantes brasileiros do Liceu, uma prazerosa aula de inglês com a nossa querida Professora Tereza Bitú. Durante a semana, os visitantes também puderam conferir uma pouco de nossa cultura, através das apresentações artísticas dos nossos alunos, do grupo Vidança e dos alunos do Colégio Salomé Bastos. Os professores do Liceu puderam conhecer um pouco do sistema de ensino holandês, através de uma boa conversa com os professores holandeses.
Enfim, na noite de encerramento, que contou com a presença do núcleo gestor, de professores, coordenadores, funcionários e alunos do Liceu, assim como moradores da comunidade do Vila Velha e, claro, dos nossos prezados holandeses. Foram executados os hinos do Brasil e Holanda, logo em seguida a Diretora, Professora Francisca Rilde Licarião Barreto, destacou o quanto esse Intecâmbio foi importante para os dois países e agradeceu a todos, em especial os Professores Geraldo Frencken, responsável pelas traduções, e Claudete Frencken, idealizadora do Projeto Intercâmbio Brasil e Holanda. Um professor holandês, representando o grupo, também falou e elogiou bastante o evento e o talento dos brasileiros, bem como sua cultura e hospitalidade, acrescentou que o grupo informará na Holanda como a escola está bem integrada no Projeto "lixo que não é lixo" e icentivará às autoridades locais a participarem também do projeto. As alunas holandesas agradeceram e retribuíram todo o carinho recebido dos brasileiros, em especial do Liceu Vila velha, exibindo cartazes feitos por elas e cantando a música 'We are the world". Em seguida, tivemos uma série de apresentações artísticas e um forró pé-de-serra, fortalecendo o clima de harmonia entre os dois países.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. A votade de melhorar a educação é uma constante obstinação dos profesores do LICEU VILA VELHA.Parabéns a todos que que se empenharam para o sucesso do intercâmbio Brasil-Holanda.Prof. Paulo Sérgio.

    ResponderExcluir